Alfaiataria masculina continua em alta
A alfaiataria reafirma sua presença no guarda-roupa masculino ganhando cortes mais assimétricos e despojados
Por Layon Araújo
As tendências para a moda masculina não só para o inverno, mas para as próximas estações baseiam-se no estilo clássico contemporâneo sem receber grandes transformações radicais, resgatando modelos usados nas décadas de 30, 40 acoplados aos novos estilos que se formaram ao longo do tempo.
Os looks em preto total continuam em alta. Coletes, bolsas e echarpes fazem à diferença deixando o visual mais sofisticado. Os ternos de abotoadura dupla voltam com tudo, podendo ser visto nas principais grifes internacionais como Dolce & Gabbana, Gucci, Fendi, Prada dentre outros.
A alfaiataria, sem dúvida, é uma excelente escolha para quem deseja estar na moda e não abre mão do conforto. O aspecto slim perfeito traz um corte preciso que deixa o terno justo e elegante. As características são os ombros evidentes com a cintura ajustada e o atrativo, não irão esconder a figura, mas sim marcar o formato perfeito do corpo masculino.
Atualmente a alfaiataria tem sido uma grande aliada do guarda-roupa masculino, tornando-o mais descontraído passando por tê-la nos trajes formais uma moda descompromissada e casual, combinando personalidade e conforto.
Visto também na cartela de cores da estação, a simplicidade impera nas tonalidades limpas dos cinzas, brancos e nudes contrastadas as demais cores naturais terrosas e escuras como o marinho e o preto.
Uma das peças chave do verão masculino são as calças, que surgem mais largas, com ganchos baixos – chegando a ser quase no estilo da saruel -, volumes e até mesmo pregas nos quadris. As calças de alfaiataria aparecem mais justas, efeito slim e em tons sobreos, com cintura mais alta e barras encurtadas dobradas acima do tornozelo.
No Brasil, as marcas adeptas a alfaiataria como Alexandre Hercovitch, 2nd Floor, Osklen e Fórum, fizeram grande sucesso na última edição do SPFW, mostrando desde calças com cortes mais assimétricos típicos da alfaiataria a shorts, coletes e casacos mais sofisticados.